quarta-feira, 12 de novembro de 2008

•• Turismo ••

A Oceania possui pontos turísticos variados e interessantes em cada país, eles em sua maioria são naturais.
☺Nova Zelândia: Poucos países no mundo oferecem um turismo tão integrado, onde as coisas funcionam de maneira fluída sem transtornos ou contratempos, ainda por cima com paisagens de deixar campeão de mergulho sem fôlego. Viajar a Nova Zelândia é puro relaxamento, ou caso o turista seja um destemido, poderá engajar-se nas mais fantásticas aventuras. A Ilha do Norte é mais larga e mais curta que a Ilha do Sul, e também tem um clima mais quente com paisagens bastante diferentes. No centro da ilha, o imponente vulcão Ruapehu domina a paisagem com importantes cidades por perto como Taupo e Rotorua. Ambas as cidades têm lagos belíssimos, em meio à intensa manifestação termal e vulcânica por toda a região. Um pouco acima, a região da Bay of Plenty, tem um dos melhores climas da Nova Zelândia, e também as melhores praias que se estendem até a Península de Coromandel. Ao Leste, as Eastlands, continuam praticamente intocadas, numa seqüência de enseadas e praias absolutamente desertas. Acima de Auckland nas chamadas Northlands, as montanhas são mais baixas e a vegetação mais abundante, com muitas enseadas e praias espetaculares para esportes aquáticos. Para o Leste, as cidades de Gisborne e Napier, ficam em regiões entre montanha e mar, numa área plana propícia para plantações e vinícolas. Já ao Sudeste, New Plymouth fica a beira mar, com o Vulcão Taranaki ao fundo. E finalmente ao Sul, a cidade de Wellington e sua sofisticação, encantam pela bela baia e pelas construções muito interessantes.
A Ilha do Sul é comprida e estreita, com pouco mais de 200 km de um lado ao outro. Na parte Norte, as cidades de Picton e Nelson, são verdadeiros cartões postais para quem chega de barco, com enseadas de tirar o fôlego, e muitos parques nacionais excelentes para caminhadas. Mais abaixo, Blemheim e Kaikoura, um dos melhores lugares para avistar-se baleias no mundo, marcam o início da grande cordilheira de montanhas, que se estende até o Sul da ilha. No Leste, Christchurch e Dunedin, encantam por suas construções Vitorianas, e pelo estilo de vida jovem e descontraído. Queenstown, mais para Oeste e ao Sul, é considerada a capital mundial dos esportes radicais. O belo lago, e as cordilheiras de montanhas que cercam esta cidade, dão um ar de cidade dos contos de fadas. No Sudoeste, Milford Sound impressiona pelos altíssimos fiordes que entram mar adentro, com dezenas de cachoeiras que despencam das alturas diretamente no mar.
☺Austrália: A Austrália é uma ilha continente com dimensões praticamente iguais as do Brasil, e se um turista quiser conhecer tudo vai levar um tempão. Dois terços desse continente ilha é constituído de desertos. Uma faixa estreita verde contorna o mar, com florestas e montanhas, desce pelo litoral Leste a partir de Port Douglas até o Sul em Sydney, e depois até Melbourne. Uma parte dessa cordilheira é chamada de Great Dividing Ranges, e tudo o que estiver para o lado que o Sol nasce, é verde, enquanto para o Oeste (lado do Por do Sol da Cordilheira) é tudo desértico ou semi-desértico (solo vermelho) por mais de 5000 km até a costa Oeste (que também é desértica e não tem verde). Cidades, praias, parques nacionais,estão na faixa verde, mas as áreas desérticas da Austrália apresentam atrações naturais das mais belas do planeta e únicas, e tem atraído uma legião de turistas ultimamente, a Austrália recebe cerca de 5 milhões de turistas por ano, ou o equivalente a 1/4 da população total. Juntamente com o Outback e os Desertos, a ilha-estado da Tasmânia, tem também crescido muito como destino turístico devido aos picos gelados, história, praias e suas belezas naturais.
☺Ilhas Cook: Avarua,apesar de ser a capital, possui um ambiente calmo e acolhedor, com todo seu movimento ao redor do porto. Para os turistas alguns lugares são interessantes para conhecer, como o Library & Museum Society e a Seven-in-One coconut Tree. Rarotonga é uma ilha com belas praias e montanhas centrais. A vila de Arorangi foi a primeira missão a ser construída e próxima à ela está a Cultural Village, onde há demonstração da cultura do país.
☺Ilhas Fiji: Taveuni está localizada exatamente onde passa o meridiano de 1800, é a terceira ilha em importância e dimensão, mas é considerada a melhor ilha para a prática do mergulho. A Ilha de Bequa é o habitat da tribo dos Sawaw, a quem, segundo a lenda, uma divindade deu a capacidade de caminhar sobre o fogo. A “prova do fogo” ocorre somente em ocasiões especiais. As Ilhas Yasawa, tem um dos melhores climas de Fiji, ou seja, pouca chuva e muitos dias ensolarados, e longas praias de areia branca e águas transparentes onde se pode observar os corais, esse grupo de ilhas é considerado o que melhor representa o Pacífico Sul.
☺Ilhas Salomão: Em Mataniko Falls, a duas horas de caminhada da capital, se encontra uma espetacular queda d´água dupla. A queda termina numa caverna cheia de estalagmites, e foi utilizada pelos soldados japoneses como esconderijo na época da II Guerra Mundial. Western Province é o melhor lugar para se conhecer tanto a beleza natural como a vida tradicional. Também oferece ótimas opções para mergulhadores, além de fazendas de crocodilos, e o vulcão Kolombangara, com seus 1770m e altitude.
☺Kiribati: Tarawa é formada por um grupo de ilhotas rodeadas por um atol de corais, sendo que a ilha Bairiki possui o maior número de facilidades para os turistas, e a ilha de Betio a maior concentração de relíquias de guerra. Abemamas, siituada ao sul de Tarawa, já esteve num processo de separação política das outras ilhas, ainda na época da colonização inglesa. Hoje em dia, os turistas visitam a ilha de Abemana principalmente pelas relíquias de guerra e pelos seus típicos povoados.
☺Estados Federados da Micronésia: Os Estados Federados da Micronésia estão formados por quatro Estados: Chuuk (Truk), Phonpei, Kosrae e Yap. Em Pohnpei pode-se ver o Spanish Wall e a Catholic Bell Tower. Na ilha encontram-se também as ruínas de Nam Madol. Em Chuuk, está o Japanese Wartime Communication Center na Escola Xaveriana e a lagoa de Chuuk, uma das maiores do mundo. Em Kosrae estão as ruínas de INSARU. Todas as ilhas possuem formosas praias de areias finas e caminhos rodeados de uma luxuriante vegetação, onde se pode realizar numerosas excursões.
☺Palau: Em Ilhas Rock mais de duzentas torres de arenito encimadas por vegetação se distribuem ao longo de 35 km de litoral ao sul da ilha. Suas bases, devido à ação de maré e dos animais incrustantes são mais estreitas que o topo, formando uma paisagem indescritível. Além disso, suas águas são consideradas as melhores do arquipélago para o mergulho. Há vários pontos de interesse, entre eles o Lago de Medusas, onde milhares de minúsculas medusas flutuam compassadamente. Babeldaob é uma ilha vulcânica com praias de areia branca e manguezais. Muitas das colinas foram transformadas em terraços e pirâmides, e os estudos arqueológicos sugerem que eles forma criados em 100 d.C. Seu propósito é um mistério. Em Ngarchelong há um campo aberto com vários monólitos basálticos conhecidos como Badrulchau, que segundo a lenda, foram colocados lá pelos deuses.
☺Papua Nova Guiné: Port Moresby é capital do país e possui alguns atrativos, como centros de compras, prédios históricos e galerias de artesanato, e vale a pena uma visita, embora as acomodações sejam relativamente caras. Em Rabaul é possível escalar nos vulcões, e o mergulho na região é considerado excepcional. Nas colinas próximas à cidade há incontáveis túneis e cavernas escavadas pelos soldados japoneses durante a II Guerra Mundial. Medang é considerada como a cidade mais bonita do Pacífico, possui vários parques, fontes e canais. Está numa região com vulcões ativos e praias paradisíacas.
☺Samoa: Apia embora seja a capital do país, a cidade ainda mantém o charme da época dos piratas que aportavam por lá. Possui um relógio que serve como memorial dos eventos ocorridos na II Guerra Mundial e um mercado de pulgas bastante animado e com diversos produtos típicos. Savai´i Island é uma ilha procurada principalmente por mergulhadores, também possui reservas florestais de fácil acesso. Outro ponto interessante é o Matavanu, um campo formado pela lava expelida durante 6 anos no início do século XX, que confere ao local um aspecto lunar. Papasee´a Sliding Rock é uma queda d´água que cai numa piscina em meio à floresta, é considerada um parque de diversão natural.
☺Tonga: Nuku’ alofa é capital e possui um belo palácio real, em estilo vitoriano, que é o cartão postal da cidade. No entanto outras atrações valiosas são as igrejas construídas com materiais como madeira de palmeiras e madrepérola e o mercado de pulgas aos domingos. Para os mergulhadores Yellow Pier é um ótimo ponto próximo à cidade. Eastern Tongatapu é o local de maior interesse histórico no Pacífico, possui vários monumentos piramidais utilizados tradicionalmente para cremação cerimonial da realeza. Outro monumento intrigante é Ha´amonga´a Maui, onde grandes blocos monolíticos estão alinhados com o solstício de inverno, embora não se tenha certeza o objetivo de tal construção. Tofua é uma ilha conhecida principalmente pelo histórico motim do Bounty em 1889, possui um grande lago de água doce. Além disso é o local onde há maior atividade vulcânica de todo o país.
☺Vanuatu: Baía Meles é a principal atração e está sob a água, reservada aos mergulhadores. O Recife Black Sand é o local mais popular e está repleto de cavernas, túneis e saliências coralinas. Outro ponto é a Gotham City, um recife colorido que possui uma grande quantidade de peixes-morcego. Pentecost Islandé o local do assustador naghol, onde se pratica o mergulho na terra. Outros interesses estão nas fontes termais de Hotwata e os mergulhos em Laone.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

muito bom me ajudou muito em uma pesquisa.