quarta-feira, 12 de novembro de 2008

- - - -> Entrevista com um intercambista <- - - -

○ Nome: Vanessa de Souza Whal

○Idade: 22 anos

○Com quantos anos fez o intercâmbio? R. Com 20 anos.

○Quanto tempo durou? R. Durou 3 meses.

○Foi para que país? R. Fui para a Austrália e Nova Zelândia.

○Quando chegou a seu destino,qual foi a primeira coisa que lhe chamou atenção? R. O que mais me chamou atenção no começo foi a organização e a educação das pessoas.

○Você sentiu muita falta de seu país? Por quê? R. Sim, pois mada é igual, tudo faz lembrar sua casa e família. A rotina é muito diferente da qual você está acostumado.

○Como era a cultura do país visitado? R. O choque cultural era imenso, as pessoas tinham hábitos diferentes de alimentação, de como se portar publicamente, as roupas eram diferentes e a língua falada principalmente. Na Oceania os hábitos são pareceidos com os dos ingleses.

○E as pessoas eram hospitaleiras? R. Sim, porém bem mais fechadas do que os brasileiros.

○O clima era bem diferente do Brasil? Como era? R. Na Nova Zelândia era muito frio, mesmo sendo verão. O nosso inverno era o verão deles mais ou menos. Na Austrália era quente como o Brasil ou até tinha temperaturas mais altas.

○A alimentação era boa? Como era? R. Sim, era composta de batata frita, peixe, frango, fast food. Boa até era, mas depois de um tempo você enjoa.

○E o fuso horário? Foi difícil de se acostumar?
R. Deu mais ou menos umas 15 horas de diferença e foi muito difícil de se acostumar.

○Quais foram as conclusões tiradas da viagem? R. Acho que a principal foi descobrir que eu era capaz de me virar sozinha em um local com cultura e língua diferentes do Brasil. Convivi com muitas pessoas do mundo inteiro na escola de intercâmbio, ensinei e aprendi, além de ter aprendido a respeitar todas as raças.

Nenhum comentário: