terça-feira, 11 de novembro de 2008

** Comida Típica **

A culinária da Oceania é diferente conforme os países, o exotismo está muito presente e o que para nós, que vivemos na América do Sul, seria um prato estranho, para eles é uma coisa super normal e bem comestível.

A culinária neo-zelandesa combina influências britânicas com as raízes culinárias Maorís. Assim, são frequentemente utilizados frutos e vegetais nativos da região, sobretudo o Kiwi e o Kumara, um tubérculo semelhante à batata-doce. A abundância de peixe, mariscos, moluscos e bivalves está presente na enorme variedade de pratos que tem estes ingredientes como base. O exotismo é grande, tanto no país como na sua culinária. As técnicas de preparação dos alimentos são igualmente peculiares, sendo o Hangi, de origem Maorí, a mais típica de todas, os alimentos são cozinhados dentro de uma cova ou buraco onde é queimada durante horas madeira, para obter brasas e cinza. No entanto, um dos pratos mais apreciados na Nova Zelândia é o Borrego Assado com Hortelã, sempre acompanhado de batatas assadas juntamente com a carne, é consumido em larga escala na quadra natalícia.

A mais conhecida de todas as sobremesas neozelandesas é a Pavlova, um merengue com chantilly e fruta fresca, inventado em honra da bailarina Anna Pavlova. Existem inúmeras variantes de Pavlova, usando todos os tipos de fruta conhecidos.

A comida na Austrália é muito variada, há desde restaurantes chiques a pubs e fast foods. Alguns restaurantes servem carne de canguru, mas não é um prato típico, que é muito saborosa e deve ser servida mal passada ou ao ponto, porque bem passada fica dura e ressecada.

As bebidas típicas do país são a cerveja e o vinho, a Austrália é um dos maiores produtores de vinho da atualidade.

O estilo típico australiano é o tradicional Carneiro assado com molho de menta e vinagre, ou porco com molho de maçã, acompanhados de batatas, cenouras e ervilhas tudo cozido ou assado, com muita gordura, e praticamente sem sal e temperos. A população ainda come esses tradicionais quase diariamente, mas para os mais novos, com a influência de cozinhas de todas as partes do mundo, principalmente da Ásia, come-se de tudo, com uma infinidade de produtos de todos os países. Só existem duas coisas que não podem faltar na mesa de um Australiano: a Batata e um Molho qualquer,em geral de tomate ou molho marrom.

Uma paixão é o Barbie, gíria para Barbecue. Normalmente é feito sobre uma chapa elétrica ou a gás, e usa-se bifes e salsichas, que são comidos, colocando-os sobre uma única fatia de pão de forma, e coberto com algum molho .


Nada tenta tanto um australiano como comer um "Fish & Chips”. Outra preferência nacional são as Meat Pies, que é uma tortinha de carne moída vendida por nove entre dez lanchonetes e padarias, sendo consumidas às toneladas pelos australianos.
O que mais se encontra em Niuê é banana, limão, coco, mamão, taro, carne de porco, peixe, coranguejo de coco e conchas.


Receita de Pavlova:

Ingredientes:

4 claras (a temperatura ambiente) l pitada de sal 250 grs. de açúcar refinado 2 colheres de chá de Maizena 1 colher de chá de vinagre de vinho branco algumas gotas de baunilha 300 ml de creme de leite fresco, batido até ficar firme polpa de 10 maracujás (pode ser substituído por manga, banana, kiwi, morango, pêssego, ou por frutas misturadas.

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º. Forre uma forma com papel para assar. Desenhe um círculo de 20 cm no papel. Bata as claras e o sal até que fique em ponto de suspiro. Acrescente o açúcar, um terço de cada vez, até que fique firme e brilhante. Salpique a farinha de milho, vinagre e baunilha e misture levemente. Coloque na assadeira, dentro do círculo desenhado, e achate a parte de cima e alise os lados. Faça um abaulado na parte interna (isto vai ajudar a acomodar a fruta e o creme que serão colocados no meio depois de assar). Coloque no forno, reduzindo imediatamente a temperatura a 150ºC e asse durante 1 hora e 15 minutos. Desligue o forno e deixe a pavlova dentro até esfriar completamente. Coloque a pavlova invertida em um prato, preencha o meio com o creme e a fruta, e derrame por cima o maracujá, usando uma colher.

6 comentários:

Polly disse...

Poxa, muito bacana as matérias...Gostei muito.Xau xau

Mike William disse...

Vosso Blog Tem me Ajudado Muito,Parabéns Continue assim!!

PriscilaFernanda disse...

parabéns pelo blog. Em minha igreja estamos fazendo pesquisas sobre a oceania, e esta matéria nos ajudou muito.

Muito obrigada!

Unknown disse...

Parabénssss! Muito bom

Sara disse...

A comida é realmente clássico através manter muitas tradições, e espero continuar a manter por muitos anos, mas às vezes você precisa mudar um pouco e ter um pouco de carne como em la caballeriza

Unknown disse...

Mais ou menos podia ser melhor !!!