terça-feira, 11 de novembro de 2008

=P Fauna e Flora :)

A vegetação e a fauna oceânicas contam com numerosas espécies peculiares à região.

A fauna oceânica, especialmente a da Austrália, devido ao isolamento, à colonização tardia e à escassa população, é rica em espécies particulares a esse continente. Destacam-se a presença de monotremados e marsupiais e a abundância de espécies de répteis e aves, muitas das quais só encontradas na Oceania. A colonização européia introduziu espécies da Eurásia, como o dromedário, o coelho e o búfalo asiático. A fauna da Oceania tem características peculiares. Os marsupiais, por exemplo, só existem aí e na América. Na Austrália, por exemplo, há uma grande quantidade de Cangurus. Inclusive este animal é o símbolo do país.

A fauna apresenta muitas espécies endêmicas e bastantes características como, por exemplo, os cangurus que existem apenas na Austrália. Existem mais de 50 espécies deles e as espécies variam desde os pequenos wallabies até os maiores marsupiais do planeta, os cangurus marrons. Outros animais típicos são os coalas, o diabo da tasmânia, que ganhou esse nome devido aos dentes afiadíssimos e bastante aparentes e que quase foi extinto, o dingo, uma espécie de cão selvagem, e o curioso ornitorrinco, um mamífero que bota ovos, tem pêlo, bico de pato e um ferrão na cauda. O crocodilo também um animal típico da Austrália é também um dos mais perigosos. Mas perde de longe para uma água viva, a “Box Jellyfish” ou “Sea Wasp”. Seus tentáculos podem chegar a vários metros de comprimento e liberam uma toxina mortal. Outra água viva, a “Irukandji” é o menor animal do mundo com a capacidade de matar um homem adulto. Até mesmo os cangurus, considerados pragas na Austrália, podem representar perigo devido ao grande número de acidentes causados por eles nas estradas.
O Governo Australiano tem um sistema de proteção nota 1000 para a sua Fauna, incluindo multas pesadíssimas para qualquer humano que tente interferir com os animais. A regra aqui é simples: cada qual em seu canto, exercendo sua função biológica e natural, e interferindo o mínimo possível com o meio ambiente. Qualquer tipo de animal seja ele perigoso ou não, deve ser deixado de lado, e jamais ser morto, salvo em situações de defesa própria, seja ele um Tubarão, uma Cobra, ou um Crocodilo de Água Salgada.

Alguns dos principais animais da Austrália são: Íbis, Kookaburra, Periquitos, Martin Pescador, Gaivota Marinha, Cassowary, Pelicanos, Patos, Tasman Devil, Canguru, Dingo, Hedgehog, Coala, Lavadeira Azul, Iguanas, Mud Crab, Dugong,Possum e Platypus.

A fauna da Nova Zelândia não é muito variada, mas possui animais únicos no mundo, como o Kiwi, cujo nome passou a ser codinome da nação. Um Kiwi não voa e quase não tem asas. Durante muito tempo pensou-se que se tratava de uma espécie de mamífero. Kiwi desenvolveu pernas gordas e grossas para caminhar sem problemas pela vegetação e tem asas no lugar de pêlos.Seus predadores são a águia e o falcão.

Alguns animais da Nova Zelândia são: Tautara, Possum, Kea, Gannets, Yellow-Eyed Penguin, La Fur-Seal, Bottlenose Dophin e Sperm Whale.

Outros animais típicos da Oceania: coala, dingo, cacatua, diabo da tasmania, ornitorrinco, quivi, cisne negro, elefante marinho, kaluta e kowari.

☻Esta é uma Lista de animais que vivem na Oceania:
♥Cacatua
♥Canguru
♥Cisne negro
♥Coala
♥Diabo da Tasmânia
♥Dingo
♥Elefante marinho
♥Kaluta
♥Kowari
♥Mulgara
♥Numbat
♥Ornitorrinco
♥Quivi
♥Quoll
♥Crocodilo-de-água-salgada


☻Extintos
♥Lobo-da-tasmânia
♥Leão-marsupial


☻Invasores
♥Coelho
♥Camelo
♥Ovelha
♥Besouro
♥Rato


Estes são alguns dos animais que compõe a fauna da Oceania, porém ainda existem muitos outros.

Na Austrália, a diversidade de climas determina uma gradação na flora, de floresta densa no litoral norte e nordeste e menos densa, latifoliada ou mista em seu litoral sudoeste, de clima temperado e úmido. Esse último tipo se encontra também na Tasmânia e na Nova Zelândia, com abundância de eucaliptos. A vegetação se degrada para o interior, formando savanas à medida que aumenta a aridez do terreno. Nas ilhas da Melanésia, Micronésia e Polinésia predomina a floresta tropical, além de coqueiros e bananeiras.

Na flora da Oceania, exceto na região desértica da Austrália, destaca-se a presença de florestas tropicais.A flora da nova Zelândia, por exemplo, é constituída de Kauri Trees, que são árvores enormes que alcançam 50 metros de altura e o diâmetro do tronco alcança os 16 metros, de Potohuakawa Tree, que floresce a partir de novembro na Nova Zelândia, cresce mais para o lado do que para cima podendo chegar a 20 metros de altura por 35 de largura e vive por 1000 anos, e de Ferns, que são árvores e plantas cujas folhas se parecem com as das samambaias. A flora da Austrália é constituída em sua maioria por desertos.


Nos locais onde as precipitações são mais elevadas, como no Havaí, no litoral norte e nordeste da Austrália e na ilha da Tasmânia, a vegetação florestal é densa.

No sudeste da Austrália e na ilha da Tasmânia, situa-se a floresta subtropical, cuja espécie predominante é o eucalipto gigante, com mais de 50m de altura.

As savanas e as estepes dominam as áreas de clima tropical e semi-árido. Na porção central da Austrália, savanas recebem a denominação regional de bush e as estepes de scrub.

2 comentários:

alice disse...

nao gostei nao tem muitas informaçoes!

Mundo do Henrique disse...

muito obrigado, me fez passar no meu trabalho